A história do pão!

A história do pão!

breads-387544_1280.jpg

            

          Pão, o alimento mais popular do mundo

 

    Desde que começaram a ser produzidos há mais de 10000 anos, a sua produção foi se alterando até chegar nos pães que temos hoje em dia.

   É estimado que ele tenha surgido na Mesopotâmia, onde hoje fica o Iraque e foi difundido por varias civilizações da antiguidade. Os primeiros pães eram feitos com uma mistura de farinha com frutos de carvalho, eles eram achatados, duros, secos e muito amargos.

   Levou-se muito tempo para que o pão chegasse perto do aspecto atual. Foram os egípcios que desenvolveram o processo de fermentação.

   Por ser um alimento extremamente necessário à alimentação ele foi utilizado durante vários séculos como meio de pagamento. O pão chegou a Europa por volta de 250 a.C. e era preparado por padeiros, mas com a queda do Império Romano esses estabelecimento fecharam e o pão teve de voltar a ser feito artesanalmente até o seculo XII, na França, onde a produção desse alimento começou a melhorar.

   No século XVII, com a revolução industrial a produção do pão ganhou um forte impulso, passando dos moinhos de vento e/ou tração animal para moinhos a vapor.

   No século XIX, foi descoberto por Louis Pasteur os agentes responsáveis pela fermentação, pequenos micro-organismos que foram batizados de Saccharomyces Cerevisiae.

   Hoje em dia o pão é feito praticamente no mundo todo e a sua fabricação envolve vários métodos diferentes, o que resulta numa variedade enorme de tipos e qualidade de pães!

 

 

No café da manhã, da tarde ou para fazer um lanche nada melhor que um pão fresquinho que acabou de sair do forno, confira nossas receitas de pães aqui:  https://suasreceitas.com.br/category/paes

Newsletter

Inscreva-se para receber atualizações de e-mail sobre novas receitas.