5 Chás que fazem bem e seus benefícios

5 Chás que fazem bem e seus benefícios

tee-1685847_1280.jpg

     Segundo uma lenda que narra o nascimento dessa bebida, o chá originou-se na China por volta de 250 a.C. em um "acidente". Segundo a lenda, o Imperador chinês Shennong descobriu o chá enquanto fervia água próximo a uma árvore silvestre e algumas colhas caíram no liquido quente lhe conferindo um tom castanho. Ao beber a infusão, o imperador sentiu-se reconfortado e com sensação de bem-estar, e assim nasceu o chá.

     Embora geralmente sejam consumidos nos meses mais frios, ele podem ser degustados durante o ano todo. Existem diferentes tipos de chás e cada um deles tem características e efeitos diferentes que podem ser benéficas para o nosso organismo.

     Neste artigo listamos 5 chás diferentes, seus efeitos e o método de peparo!

 

     Chá-mate

     O mais conhecido entre os chás, é uma infusão das folhas da erva-mate, também conhecida como mate ou congonha. Alguns de seus benefícios são: proteger o coração impendindo o acumulo de gordura no interior das artérias, auxílio na perda de peso com sua ação termogênica e sua diversidade alta de micronutrientes, o chá mate possui cálcio, magnésio e do complexo B, A, C e K.

    Método de preparo: Ferva um litro de água, adicione 3 colheres de sopa de erva-mate tostada, aguarde 5 minutos e desligue o fogo. Pode ser servido quente ou gelado, adoçado ou in-natura.

 

     Chá verde

     Associado a perda de peso em muitas dietas, o chá verde tem esse poder graças a sua ação termogênica. Outros benefícios do chá verde é a facilitação da digestão, ele regula o intestino, combate a retenção de líquidos, facilita a queima de gordura, previne o envelhecimento precoce e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

     Método de preparo: Coloque um litro de água para esquentar, quando começar a ferver desligue o fogo, adicione 2 colheres de sopa da folha do chá verde, tampe e deixe em infusão entre 3 a 5 minutos. Pode ser adoçado com mel para cortar o gosto forte ou batido com frutas.

 

     Chá de gengibre

     O gengibre é uma raiz nativa da Ásia, tem efeito termogênico e auxilia na redução de peso. Alguns de seus benefícios são: redução de náuseas, prevenção de gastrite e doenças respiratórias.

     Método de preparo: Ferva 500ml de água, adicione aproximadamente 5g de gengibre cortado em rodelas, abaixe o fogo e aguarde 5 minutos. Não é recomendado tomar mais que 3 xícaras por dia de chá de gengibre.

 

     Chá de Canela

     Feito a partir de uma especiaria originária da Ásia, bastante utilizada como tempero para alimentos salgados, doces e bebidas, o chá de canela é feito com a canela em pau e pode ser combinado com o gengibre. Os benefícios do chá de canela são: auxílio no controle de diabetes, controle de colesterol, previne o envelhecimento precoce e ajuda no emagrecimento.

     Método de preparo: Coloque duas xícaras de água e a canela em pau para ferver durante cinco minutos, espere ficar morno e retire a canela em pau.

 

     Chá de Hibisco

      O chá de hibisco é preparado a partir do botão seco da Hibiscus sabdariffa, o seu aroma agradável é o queridinho para quem quer ter um estilo de vida com mais saúde. Alguns de seus benefícios são: auxílio no emagrecimento, ação diurética, controle de pressão arterial e evitar o acumulo de gordura.

     Método de preparo: Coloque para esquentar 1 litro de água, quando começar a ferver deligue e adicione 1 colher de sopa da planta seca, tampe e deixe em infusão entre 5 a 10 minutos.

 

     ATENÇÃO: O efeito termogênico e auxílio no emagrecimento citados aqui só tem efeito se você tem uma alimentação saudavél e pratica exercícios físicos!

 

 


Fonte da imagem: Coleur

Newsletter

Inscreva-se para receber atualizações de e-mail sobre novas receitas.