10 dicas para uma alimentação saudável

10 dicas para uma alimentação saudável

healthy-food-1348430_1280.jpg

1 Consuma mais vegetais - alimentos de origem vegetal são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada e saborosa. Inclua variedades de todos os tipos de grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas e castanhas.

2 Diminua o açúcar, sal e óleo - utilize com moderação. Não precisamos eliminá-los de nossas receitas para ter uma alimentação saudável, se utilizados com moderação ainda teremos um alimento nutritivo e saboroso. Use e abuse de temperos no lugar do açúcar e do sal!

3 Limite ou elimine os alimento processados - ricos em sal e conservantes, os alimentos processados são um verdadeiro vilão numa dieta de alimentação saudável.

4 Evite alimentos ultraprocessados - produtos como biscoitos doces e salgados, sucos em pó, refrigerantes, temperos prontos, embutidos podem ser delicioso mas são uma verdadeira bomba calórica.

5 De preferência para alimentos in natura - faça compras de alimentos em mercados, feiras livres e feiras de produtores que vendam produtos in natura, de preferência para alimentos da época. Seu bolso e sua saúde agradecem!

6 Seja regular em sua alimentação  - procure ser alimentar em horarios regulares evitando "beliscar" nos intervalos entre as refeições. Uma dica para não sentir vontade de "beliscar" alguma coisa entre as refeições é se alimentar a cada 3 horas.

7 Planejamento e preparação - organizar a despensa, definir com antecedência o cardápio e as compras da semana é uma boa forma de se organizar e conviver com sua família.

8 Refeições fora de casa - quando for em algum restaurante, de preferência para lugares que preparem a refeição na hora. Refeições em restaurante por quilo ou cantinas são uma boa opção, fuja dos fast foods!

9 Se policie - cuidado com as propagandas, lembre-se, a função essencial da publicidade é aumentar a venda de produtos estimulando os nossos desejos. Uma pizza ou um hambúrguer são deliciosos mas quando viram rotina na alimentação diga adeus a saúde!

10 Desenvolva, pratique e partilhe habilidades culinárias - se você sabe cozinhar, partilhe o seu conhecimento principalmente com crianças e jovens. Se você não sabe, procure desenvolver a habilidade. Você vai descobri que é muito estimulante e prazeroso cozinhar, principalmente quando você prepara a refeição para aqueles que você ama ou aquela pessoa especial! 

 

Fonte da imagem: Welcome to all and thank you for your visit ! ツ

Newsletter

Inscreva-se para receber atualizações de e-mail sobre novas receitas.