Própolis, o que é e seus benefícios!

Própolis, o que é e seus benefícios!

honeycomb-2113867_1280.jpg

     Um excelente presente da natureza, o própolis é produzido pelas abelhas e é conhecido pela humanidade a séculos. Seu nome tem origem no grego: "pro" (em favor de) + "polis" (cidade). Própolis era como os gregos chamavam as porta de entradas de uma cidade e posteriormente Plínio, o velho (Caio Plínio Segundo) um antigo naturalista adotou essa palavra para a cera extraída pelas abelhas.

     O própolis tem diversos benefícios e o método mais conhecido de se aproveitar deles é pelo extrato de própolis, feito com a cera e álcool de cereais.

     Os benefícios mais conhecidos do própolis são:

  • Efeito antibacteriano - os flavonoides e alguns ácidos presentes em sua composição causam danos à parede celular das bactérias, abalando sua estrutura e funcionamento, impedindo sua multiplicação.
  • Ação cicatrizante - de acordo com estudo Revista Brasileira de Farmacognosia "foi demonstrado que os ferimentos tratados com própolis apresentaram menos inflamação e mais rápida cicatrização do que aqueles tratados com sulfadiazina de prata". A propriedade cicatrizante do própolis esta relacionada com flavonoides e ácidos fenólicos.
  • Ajuda no sono - esse é um dos benefícios menos conhecidos, ao consumir própolis à noite, estimula-se a melatonina, que também é conhecido como hormônio do sono.
  • Efeito antiviral - os flavonoides em sua composição diminuem a taxa de replicação do vírus da herpes e o ácido cinâmico do própolis age de forma significativa sobre o vírus da Gripe A (H1N1).
  • Efeito antioxidante - os flavonóides presentes na própolis são os responsáveis pelo efeito antioxidante, que combate os radicais livres.
  • Ação anti-inflamatória - o própolis é um alimento imunomodulador, ou seja, tem o poder de estimular a imunidade celular e também incentiva a fagocitose. O flavonoide galangina presente em sua composição, impede a formação de enzimas que causam reações responsáveis por sintomas de dor e inflamação em nosso organismo. 

     Resumindo, o própolis é um dos melhores presentes da natureza e devemos proteger as abelhas que são as verdadeiras produtoras desse "remédio" natural!

 

Fonte da foto: Mel Gama

Newsletter

Inscreva-se para receber atualizações de e-mail sobre novas receitas.